quinta-feira, 14 de março de 2013

Um novo desafio - Organização do espaço educativo

2013 começou com um novo desafio, um grande desafio!
E aqui estou eu, para dizer que adoro desafios, embora tenha que confessar que este exigiu uma grande mudança na minha vida...
A verdade é que já devia ter começado a escrever à algum tempo ;) mas com tanta coisa para organizar, só agora me senti capaz de sentar em frente ao pc.
Vamos começar pelo início :)
O projecto que decidi abraçar pedia-me que passa-se a trabalhar só com o Modelo Pedagógico Movimento Escola Moderna! (este foi sem dúvida o fator mais importante para aceitar o desafio) Eu, que em 2009 fiz a oficina de iniciação ao  Modelo pedagógico do MEM, ainda não tinha tido oportunidade de trabalhar só com este modelo pedagógico, e agora esta oportunidade tornou-se uma realidade :)
Quando cheguei à minha nova sala no inicio de Janeiro, tinha um grupo de 13 crianças que desde setembro tinham estado só com a auxiliar de acção educativa.
A sala tinha que ser completamente reorganizada,... a sala 1 não viria mais a ser a mesma ;)
Vamos começar exatamente por aqui, pela organização do espaço educativo.

O primeiro passo foi organizar o espaço educativo por áreas de trabalho. Muito importante nesta organização foi o fato de estas estarem bem delineadas e não se confundirem umas com as outras. A sua identificação, bem como a definição, com as crianças, da lotação máxima das mesmas também foi muito importante.
Assim nasceram 7 áreas:

  • Área Polivalente - É nesta área que acontece a reunião em conselho e onde se encontram todos os instrumentos que regulam a vida do grupo, é também aqui que se realizam algumas das atividades de expressão plástica.


  • Área da biblioteca/ centro de documentação - Esta área encontra-se numa zona calma e junto à janela, o que permite a utilização de luz natural. É uma área que necessita ser mais trabalhada, uma vez que tem poucos recursos de qualidade. Como não temos verba para aquisição de novos livros, vou apostar na criação de livros com as crianças. Já iniciámos a compilação das canções que vamos aprendendo, com o primeiro projecto surgiu um registo em forma de livro que também colocámos na biblioteca, e com a chegada do dia do pai vai surgir a possibilidade de organizar alguns registos em forma de livro. Estamos assim a enriquecer esta área.

  • Oficina da escrita - É uma área que não existia na antiga organização da sala, desta forma é uma completa novidade para o grupo, havendo alguma resistência por parte do mesmo em a explorar. Introduzi esta área com a criação de um ficheiro com o nome de todas as crianças e adultos da sala, acompanhado da sua fotografia. Depois disso tem surgido algumas palavras novas, que inicialmente estava a compilar em caixas, mas que como não estava a despertar interesse nas crianças decidi expor na parede por temas, contudo é uma área que o grupo ainda não escolhe para as suas actividades, é uma área para a qual tenho que definir novas estratégias.

  • Laboratório da matemática - É aqui que se encontram jogos relacionados com a matemática, bem como instrumentos de pesagem, medição e outros. Esta é mais uma das áreas que necessita de mais materiais, e mais uma vez me confronto com o problema financeiro...
  • Construções e carpintaria - Embora seja uma área bem delineada, é uma área que eu ainda considero bastante confusa, uma vez que ainda não consegui reunir materiais de carpintaria, nem materiais variados para a criação de construções, é mais uma área em que necessito reflectir.



  • Atelier de actividades plásticas - Este atelier não está concentrado num só local, como acontece com outras áreas. Desta fazem parte o cavalete de pintura, materiais de construção em três dimensões, material de desperdício, de desenho, recorte e colagem, folhas de diversos tamanhos, cores e texturas. 
  • Área das dramatizações - Esta é sem dúvida a área que o meu grupo mais gosta, é aqui que brincam ao faz de conta e que os modelos são imitados. Nesta área existe uma arca com algumas roupas e adereços, que permitem as crianças vestir e recriar novas personagens.
E é assim que está estruturada a minha sala, este balanço fez-me reflectir e avaliar que há muitas coisas a melhorar, muito a trabalhar, porém o trabalho em sala é um todo, e um todo que acabou de nascer e tem muito por onde crescer, e este crescimento tem que ser feito em várias dimensões, e o que partilhei aqui hoje foi apenas uma delas.
Espero que esta partilha vos ajude, a mim já ajudou, na medida em que me levou a fazer esta avaliação ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ainda é cedo vamos partilhar mais um pouco ;)